TEA – Transtorno do Espectro Autista

O conhecimento sobre as temáticas que fazem parte de nossa prática dizem respeito  à condução do trabalho para amenizar sofrimentos e apontar caminhos seguros a seguir. Diante desta perspectiva, trataremos sobre o TEA, ou seja, o Transtorno do espectro autista. 

As relações de interação social impõem ao indivíduo comportamentos para o convívio em sociedade nas diversas esferas, sendo elas de ordem familiar, profissional ou de qualquer tipo de exposição que seja estabelecida entre pessoas.  

O indivíduo que apresenta o transtorno do espectro autista apresenta um distúrbio em seu neurodesenvolvimento de forma atípica, sendo manifesto em seu comportamento por meio de déficits na comunicação, na interação social com padrões  comportamentais estereotipados.

Neste microcurso abordaremos as principais manifestações que caracterizam o Transtorno do espectro autista, bem como os sinais de alerta que podem conduzir ao encaminhamento e diagnósticos seguros. Neste aspecto considera-se de grande valia o conhecimento a respeito do tema, uma vez que diante desta realidade as ações pautadas em estímulo precoce representam grande possibilidade de sucesso e adaptação da pessoa com TEA para a vida em sociedade.

Sendo assim, convidamos você, professor, a refletir mais sobre este tema,  considerando ser fator essencial para garantir atendimento e acolhimento àqueles que buscam acesso, permanência e conclusão do seu processo educativo.

Neste curso, vamos estudar os seguintes módulos:

  • Introdução
  • O que é TEA?
  • Como é feito o diagnóstico do Autismo?
  • Estratégias e formas de apoio
  • Recapitulando

Prática docente inclusiva

Neste curso serão discutidos os aspectos atuais da educação especial e inclusiva analisando seu contexto histórico, a construção do conceito de deficiência, os estigmas para com a pessoa com deficiência, as políticas públicas brasileiras. A mudança de paradigma de integração para inclusão. Como estes desdobramentos históricos e conceitos influenciam a prática docente em sala de aula.

Neste curso, vamos estudar os seguintes módulos:

  • Introdução
  • Terminologia adequada na área da educação especial e inclusiva
  • Contexto histórico da educação especial e inclusiva
  • Políticas Públicas e Inclusão

Conhecendo algumas deficiências e transtornos

Após pensar nas estratégias de inclusão gerais, vamos discutir as particularidades de cada deficiência para garantir a entrada e permanência no ensino superior do aluno com deficiência/transtorno e sua inclusão no processo educacional. Serão descritas as características gerais de cada deficiência/transtorno, mas as adaptações deverão ser sempre realizadas de acordo com a singularidade de cada aluno.

Neste curso, vamos estudar os seguintes módulos:

  • Introdução
  • Deficiência auditiva ou Surdez
  • Deficiência visual, Visão subnormal e Deficiência física
  • Deficiência Intelectual e Transtorno do Neurodesenvolvimento
  • Recapitulando

Competências do Professor do Futuro

O trabalho do professor tem sofrido grande impacto. Os desafios da profissão precisam ser reconhecidos e enfrentados, considerando a necessidade de reposicionamento de seu papel, suas atribuições e seus recursos. Isso só é possível em espaços propícios à sensibilização, reflexão e análise de maneira contínua. Por isso, a formação docente é imprescindível.

Os professores têm grande responsabilidade na formação dos estudantes e, portanto, é indispensável que as instituições de ensino desenvolvam programas que promovam o alinhamento das necessidades institucionais com as finalidades da formação. Porém, isso só é possível quando a escola ou universidade compreende o perfil de professor que deseja em sua instituição, mapeia suas habilidades e competências e passa a atuar na contratação, integração, avaliação e formação a partir dessa perspectiva.

Vivemos momentos de mudanças constantes – o que é bom, não é mesmo? Mas o quanto estamos preparados para novos desafios? E quais serão as exigências necessárias para o educador do futuro? Você conhece as potencialidades e fragilidades de seus professores? Sabe como pode desenvolver as competências do professor 5.0? Questões como essas serão abordadas a partir de agora. Então, venha conosco nesta jornada.

Bons estudos!

Neste curso, vamos estudar os seguintes módulos:

  • Introdução
  • Competências e Habilidades tecnológicas do professor 5.0
  • Os Desafios e Oportunidades para o Professor do Futuro
  • O Currículo como Possibilidade
  • Recapitulando

Como motivar, humanizar e engajar os alunos para o processo de ensino e aprendizagem

“Educação sem distância” é o título de um livro de Romero Tori cuja problemática gira em torno da utilização de recursos tecnológicos interativos para que as aulas dos cursos a distância sejam as mais próximas possíveis.

Você está em uma sala de aula seja presencial ou on-line, seja em um encontro síncrono ou assíncrono… existem várias formas de você estimular motivar seus alunos a se engajarem em um tema, desenvolvendo sentimento de pertencimento e de identificação.

A proposta, aqui, é apresentar a você algumas estratégias úteis a serem desenvolvidas em suas aulas na interação com seus alunos. Vamos desenvolver a empatia e deixar mais leve o processo de ensino e aprendizagem. Vamos conhecer?

Neste curso rápido, vamos estudar:

  • Introdução
  • Como motivar, humanizar e engajar os alunos para o processo de ensino e aprendizagem?
  • Empatia nos Ambientes Digitais
  • Como Humanizar Suas Aulas Online
  • Recapitulando

Como resolver problemas de maneira criativa

Quais são as etapas na resolução de problemas? Como utilizar a criatividade na resolução de problemas? Vamos aprender como resolver problemas de forma criativa, por meio de um processo. Vamos conhecer o Ciclo de Resolução de Problemas, os princípios centrais e as etapas para a Resolução Criativa de Problemas.

Neste curso rápido, vamos estudar:

  • Introdução
  • A Resolução de Problemas
  • Princípios na Resolução de Problemas
  • O Ciclo de Resolução de Problemas
  • Recapitulando

Como atuar com alunos em sofrimento emocional?

Você já ouviu falar sobre a campanha Setembro Amarelo? Ela acontece desde 2014, é realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatra (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo dessa campanha de conscientização é prevenir e reduzir o número de mortes por suicídio.

Este curso é para você que sabe que o processo de educar vai além de transmitir o conteúdo de sua disciplina. O suicídio é um problema de saúde pública e precisa ser levado a sério. As informações que você encontrará aqui o ajudarão a identificar e a lidar com alunos em risco de suicídio.

Neste curso rápido, vamos estudar:

  • Introdução
  • Entenda
  • Previna
  • Ajude
  • Recapitulando

Aplicando a inclusão em sala de aula

Agora que já estudamos sobre as principais políticas de inclusão, neste módulo discutiremos as práticas docentes para inclusão educacional. As necessidades de apoio de cada deficiência considerando a singularidade de cada aluno. A importância da diversidade na sala de aula para a formação integral do estudante universitário.

Neste curso rápido, vamos estudar:

  • Introdução
  • Diferença entre Integração e Inclusão
  • Inclusão na Prática Docente
  • Uso de Tecnologia Assistiva
  • Recapitulando