CATEGORIA: Metodológica

Aprendizagem Ativa

Acesso ao Curso: Definitivo
Visão geral do curso

“O mundo de hoje necessita de uma força de trabalho composta de pessoas com interesse permanente em aprender, que sejam criativas, curiosas e autônomas, capazes de conceber e implementar novas ideias.”

Salman Khan.

Ao conversar com alunos, da Educação Básica e Ensino Superior sobre os modos de ensinar e aprender, o ensino essencialmente transmissivo, centrado unicamente no conhecimento do professor, é motivo para muitas insatisfações. Reclamam não só pelo fato de ter que ficar horas ouvindo, mas também pela rigidez dos horários, do distanciamento do conteúdo proposto com a vida pessoal e profissional, e dos recursos pedagógicos pouco atraentes. Ao conversar com professores, a recíproca também é verdadeira. Professores reclamam da falta de envolvimento, do excesso de desinteresse dos alunos e das condições do exercício docente.
Mesmo diante de tantos avanços tecnológicos e científicos, o modelo de aula continua, predominantemente, oral e escrito, bem como, os recursos utilizados. Neste contexto, tem se mantido intacto: muito giz, caderno e caneta. Quando mudam, ganham uma nova roupagem por meio da utilização dos instrumentos audiovisuais, como a inserção de filmes, vídeos e apresentações gráficas e projetores multimídia. Já os alunos aprendem a receber o conteúdo passivamente e cada vez mais, esperam tudo produzido pelos professores.
Neste contexto, pergunta-se:

Como modificar os modos de aprender e ensinar das instituições para gerar resultados mais positivos?

Como garantir que os alunos se apropriem do conhecimento, historicamente acumulado e os relacionem com o cotidiano?

Como gerar maior engajamento, motivação e responsabilidade nos alunos?

Quais estratégias pedagógicas podem auxiliar o professor e tornar as aulas mais significativas?

As Metodologias Ativas (MA) fornecem subsídios para uma pedagogia dinâmica, centrada na criatividade e na atividade discente, numa perspectiva de construção do conhecimento, do protagonismo, do autodidatismo, da capacidade de resolução de problemas, do desenvolvimento de projetos, da autonomia e de maior engajamento no processo de ensino e aprendizagem.

 

Neste curso rápido, vamos estudar:

  • Introdução
  • Estratégias de Aprendizagem Ativa
  • Metodologias Baseada em Desafios
  • Mão na Massa e Aprendizado Entre Pares
  • Recapitulando
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *