A sala de aula digital
Carteiras enfileiradas, quadro-negro carregado de informações para copiar, professor transmitindo todo o conteúdo por meio de uma longa exposição. É quase impossível ler essas palavras e não voltar no tempo dos dias de escola.
A verdade é que, por mais que esses elementos ainda estejam fortemente presentes na maior parte das salas de aulas brasileiras, é importante reconhecer que o mundo vem mudando exponencialmente, e com isso, as instituições educativas devem ser capazes de promover a transformação em suas práticas pedagógicas por meio de uma educação contextualizada com a realidade e necessidades contemporâneas.
O ensino brasileiro essencialmente transmissivo, com o predomínio do uso de lousa, giz e papel, professor como detentor do conhecimento e o estudante inserido em um processo de memorização e reprodução por meio de baixa ou nenhuma participação, já não são suficientes para atender às necessidades das novas gerações e nem considerada uma abordagem capaz de acompanhar as evoluções do mundo atual.
Para modificar os modos de aprender e ensinar de forma que atenda as demandas atuais, defende-se que a sala de aula digital, novas abordagens híbridas e estratégias pedagógicas para o aprendizado ativo são alternativas pedagógicas relevantes para atender este cenário em plena transformação social.
Neste curso rápido, vamos estudar:
- Introdução
- A sala de aula digital
- Novas abordagens híbridas
- Estratégias pedagógicas para o aprendizado ativo
- Recapitulando