Rubrica de Avaliação

Você já ouviu falar em rubricas de avaliação? Sabe para que serve e como utilizar nas atividades de seus alunos? A Rubrica é uma matriz de referência que ajuda a objetivar o processo de avaliação, deixando claro os critérios estabelecidos para a correção de uma atividade. Existem várias formas de fazer e pode ser aplicada individual ou em grupo. Neste curso você vai conhecer o que é e como aplicar as rubricas de avaliação na sua aula.
Bom curso!

 

Neste curso rápido, vamos estudar:

  • Introdução
  • Sobre a personalização da aprendizagem e avaliação por rubricas
  • Avaliação da aprendizagem
  • Rubricas de avaliação
  • Recapitulando

Produção de questões – Como elaborar

Quem nunca se viu diante da situação de precisar inserir determinado conteúdo na prova, mas ficou na dúvida de como elaborar a pergunta? Ou ainda, escreveu a questão e percebeu, na revisão, que a prova ficou confusa? Ou ainda, precisou anular uma questão da avaliação? E até já passou por uma “saia justa” ao justificar uma nota atribuída a uma questão discursiva?
As questões que compõem um documento de avaliação precisam ser claras, com apontamentos seguros que conduzam à resolução adequada. Mesmo que grande parte dos professores saiba disso, elaborar boas questões nem sempre é uma tarefa fácil.
Neste micro curso vamos discutir sobre estratégias de produção de questões objetivas e discursivas bem como articulá-las com os objetivos da disciplina. Transitaremos por temas que reflitam sobre a importância de avaliar e de que maneira o processo avaliativo pode enriquecer e direcionar a aprendizagem. Discutiremos ainda sobre os tipos de avaliação que podem compor o processo, bem como os níveis de complexidade das questões baseados na Taxonomia de Bloom.
O processo de elaboração de boas questões perpassa pela habilidade de fazer boas perguntas. Existem diversos tipos de questões que podem fazer parte de um processo avaliativo. Para que seja possível seu uso e emprego adequado se faz necessário conhecer cada tipo de questão e as características que as definem.
Por fim, o tema da rubrica de aprendizagem e seu uso como ferramenta do processo avaliativo constitui mais um dos temas abordados, bem como a maneira de construir uma boa rubrica e sua aplicabilidade no processo de ensino e aprendizagem nas diversas atividades desenvolvidas.

Vamos lá!?

Neste curso rápido, vamos estudar:

  • Introdução
  • Por que Avaliar?
  • Tipos de questões
  • Aspectos para elaboração de uma boa questão
  • Recapitulando

O professor como influenciador digital

O mercado atual exige muito mais que formação acadêmica e experiência profissional. O universo corporativo está cheio de pessoas com qualificações semelhantes, mas que buscam a mesma oportunidade. Na realidade, o diferencial do profissional que está ingressando no mercado de trabalho, ou, então, para aquele que deseja estabilidade em seu negócio é manter uma boa rede de contatos. Ou seja, o networking é fundamental para gerar oportunidades e criar vínculos, e, com a evolução tecnológica, ficou muito mais fácil você ampliar sua presença digital.

Para manter uma rede de contatos com outros profissionais, é preciso suprir necessidades e saber superar todo tipo de desafios, seja individual seja no negócio. Também se exigem empenho e energia, já que o investimento na manutenção destes contatos deve ser permanente. Para quem pretende entender melhor como criar a sua rede, aprenderemos sobre a importância do network na vida profissional, a utilizar o network no meio social e como criar um network de sucesso.

Neste curso vamos  aprender a:

  • Introdução
  • Importância do network na vida profissional
  • O uso do networking em meio social
  • Como criar um networking de sucesso
  • Recapitulando

Microlearning como Recurso de Aprendizagem Ágil

O microlearning é uma solução que propõe aprendizagem rápida, focada, condensada e pontual. É uma abordagem educacional que permite o aprendizado contínuo e diário, com objetividade e rapidez, já que os conteúdos são selecionados e desenvolvidos para entregar ao seu público o que de fato é essencial. Além disso, ele diminui a sobrecarga cognitiva no processo de aprendizagem, focando a concentração e a memória no que realmente é relevante. A sobrecarga cognitiva é uma teoria sobre a capacidade limitada que temos de processar muitas informações ao mesmo tempo, prejudicando a capacidade de aprendizagem. O microlearning associa o design da aprendizagem ao conteúdo, tornando-o mais lógico e atraente. Ele é entregue em pequenos pedaços, envolvente e direcionado ao que realmente o estudante precisa.

Neste curso rápido, vamos estudar:

  • Introdução
  • Conhecendo o microlearning
  • Microlearning na prática
  • Competências docentes para a produção de microlearning
  • Recapitulando

Letramento Digital

Você já parou para pensar nas habilidades que seus alunos vão precisar desenvolver para lidar com o mundo digital?

Atualmente, todos podem produzir material para publicar nas redes sociais. Isso é simples? Como a gente faz para produzir material e ser lido e visto, de fato?

Se todos podem produzir, em quem acreditar?

E se o mundo é transformado por meio de aplicativos, será que seus alunos não deveriam se preparar para participar dessas ações desenvolvendo habilidades de programação?

É sobre esses assuntos que vamos trabalhar neste módulo, e entender que o papel da escola, realmente, vai muito além do ensino das disciplinas tradicionais!

Neste curso, vamos estudar os seguintes módulos:

  • Introdução
  • Letramento Digital
  • Como lidar com os algoritmos das redes sociais e dos buscadores?
  • Por que aprender programação é essencial
  • Recapitulando

Cuidando da saúde emocional no ensino superior: um guia para professores

O Ensino Superior é uma etapa muito importante na vida das pessoas, posto que reflete diversos cenários da sociedade, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho.
Saúde mental equilibrada é fundamental para que o aproveitamento deste momento se dê da melhor forma possível. O objetivo é que o aluno consiga extrair o máximo de experiências possíveis para se tornar um bom profissional, com perspectivas de contribuir com seu trabalho na construção de um mundo melhor.
O professor, em razão do contato direto com as turmas, exerce um papel central de líder, que deve mostrar todo o seu cuidado com a equipe. Neste sentido, a saúde mental é ponto crucial para um bom desenvolvimento e plena qualidade de vida.
Este curso vai te ajudar a identificar situações relacionadas à saúde mental no dia-a-dia da sua prática profissional, indicando alternativas, ideias e soluções às demandas que se apresentarem.
A capacitação do professor contribui com o fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de habilidades sociais para os alunos, de forma a garantir formação integral.

Neste curso rápido, vamos estudar:

  • Introdução
  • Entendendo o que é saúde mental
  • Saúde mental no Ensino Superior
  • Como ajudar um aluno
  • Recapitulando

Competências socioemocionais para docentes

Ao escolher a profissão de professor, nem sempre temos claro o impacto do nosso trabalho na vida dos nossos alunos. Atualmente, o conceito de competências socioemocionais tem sido discutido de maneira ampla na educação. Antes de pensarmos em como desenvolvê-las nos estudantes, é necessário refletir de que maneira elas se manifestam na atuação do próprio professor. Neste curso, vamos reconhecer o papel do professor enquanto referência, profissional e pessoal da sala de aula. Identificar os principais impactos da postura profissional docente na formação dos estudantes. Aplicar estratégias para cuidar de si. Conhecer os principais desafios na saúde mental do estudante do século XXI e utilizar estratégias de apoio ao estudante.

 

Neste curso rápido, vamos estudar:

  • Introdução
  • Competências Socioemocionais
  • Cuidando de Si – Saúde do Professor
  • Cuidando do Outro
  • Recapitulando

Competências do Currículo à Sala de Aula

A Educação Baseada em Competências (EBC) é uma das importantes tendências na Educação Médica do século XXI.  Representa uma mudança de paradigma curricular, saindo do currículo baseado em tempo, estruturas e processos para um currículo baseado em resultados de aprendizagem.

Vivemos numa era de explosão na produção de conhecimento e a área de saúde é uma das mais impactadas por este fenômeno. A pressão pela inclusão de novos conhecimentos e tecnologias na formação dos profissionais da saúde acontece simultânea ao aumento da demanda por transparência na formação de profissionais que sejam efetivamente capazes de atender às necessidades da sociedade. A Educação Baseada em Competências propõe organizar a formação em torno de resultados observáveis e mensuráveis e, com isso formar profissionais mais preparados para a prática profissional.

 

Neste curso, vamos estudar:

  • Introdução
  • Professor Autor
  • Hora de Começar
  • Orientações sobre a produção escrita
  • Recapitulando

Como se conectar com o aluno de hoje

Neste módulo, vamos entender as diferentes maneiras de incluir tecnologia no processo educacional visando uma melhor efetividade dos processos de ensino e aprendizagem e uma melhor conexão com o aluno e com o mundo em que ele vive.

Neste curso rápido, vamos estudar:

  • Introdução
  • Por Que a Aprendizagem Híbrida é tão Importante Atualmente
  • Os Papéis de um Professor Conectado com a Cultura Digital
  • Possibilidades de Incluir Tecnologia nos Processos de Aprendizagem
  • Recapitulando

Avaliação por competências e habilidades

Muito mais do que conteúdos, disciplinas densas de material, a preocupação da Educação, nos dias de hoje, está em apresentar e avaliar um ensino que considere as competências e habilidades. Essa tem sido uma questão cada vez mais discutida e presente nas propostas de ensino, a fim de que o processo de aprendizagem seja marcante no desenvolvimento e preparo dos alunos para os desafios e situações que o mundo atual exige.

Além de apresentar conteúdos onde o aluno sinta-se participante do processo de ensino e aprendizagem, o professor se vê diante do desafio de avaliar estas competências e habilidades de forma que reflita a apropriação, bem como a construção de conhecimentos, de maneira segura e eficaz.

Com a intenção de auxiliar o desenvolvimento de estudos contínuos dos temas, este curso foi preparado. Abordaremos questões relacionadas ao processo de avaliação considerados fundamentais para o contexto do ensino e sua garantia de eficácia.

 

Neste curso rápido, vamos aprender:

  • Introdução
  • Avaliação por competências e habilidades
  • Processo avaliativo
  • Learning Analytics: Como transformar dados em informações estratégicas para a Gestão do Currículo e aprendizagem
  • Recapitulando