Produção de questões – Como elaborar
Quem nunca se viu diante da situação de precisar inserir determinado conteúdo na prova, mas ficou na dúvida de como elaborar a pergunta? Ou ainda, escreveu a questão e percebeu, na revisão, que a prova ficou confusa? Ou ainda, precisou anular uma questão da avaliação? E até já passou por uma “saia justa” ao justificar uma nota atribuída a uma questão discursiva?
As questões que compõem um documento de avaliação precisam ser claras, com apontamentos seguros que conduzam à resolução adequada. Mesmo que grande parte dos professores saiba disso, elaborar boas questões nem sempre é uma tarefa fácil.
Neste micro curso vamos discutir sobre estratégias de produção de questões objetivas e discursivas bem como articulá-las com os objetivos da disciplina. Transitaremos por temas que reflitam sobre a importância de avaliar e de que maneira o processo avaliativo pode enriquecer e direcionar a aprendizagem. Discutiremos ainda sobre os tipos de avaliação que podem compor o processo, bem como os níveis de complexidade das questões baseados na Taxonomia de Bloom.
O processo de elaboração de boas questões perpassa pela habilidade de fazer boas perguntas. Existem diversos tipos de questões que podem fazer parte de um processo avaliativo. Para que seja possível seu uso e emprego adequado se faz necessário conhecer cada tipo de questão e as características que as definem.
Por fim, o tema da rubrica de aprendizagem e seu uso como ferramenta do processo avaliativo constitui mais um dos temas abordados, bem como a maneira de construir uma boa rubrica e sua aplicabilidade no processo de ensino e aprendizagem nas diversas atividades desenvolvidas.
Vamos lá!?
Neste curso rápido, vamos estudar:
- Introdução
- Por que Avaliar?
- Tipos de questões
- Aspectos para elaboração de uma boa questão
- Recapitulando